logo RCN

Eucatex está confirmada em Canoinhas

Notícia foi confirmada na manhã de quinta-feira, 3, pelo secretário regional Edmilson Verka

CANOINHAS ? O secretário regional de Canoinhas, Edmilson Verka (PSDB) confirmou na manhã de quinta-feira, 3, a instalação de uma unidade da empresa Eucatex em Canoinhas.

Havia uma grande pressão por parte de Porto União no sentido de atrair a empresa para a cidade, mas o lobby da cidade vizinha não foi eficaz.

Edson Lisboa, um dos diretores da empresa, disse que ?estamos com sinal verde para iniciar a implementação da empresa, inclusive já estamos recebendo material de Canoinhas para testar?, afirmou.

Este material foi doado pela Empresa Industrial e Comercial Fuck S.A.. Outras empresas como a Lavrasul e a Forex também colocaram-se a disposição da Eucatex para fornecer material para estudos.

Lisboa disse ainda que em 30 dias uma equipe técnica da empresa estará em Canoinhas para escolher uma área para implementação da empresa.

A primeira unidade a ser instalada é de substrato, em seguida a previsão é de uma unidade de tintas e num terceiro momento haverá a instalação de uma indústria de MDF.

A projeção de investimento inicial, de acordo com o diretor de negócios da Eucatex, Marcos Nicolino, será da ordem de R$ 400 milhões, com previsão de faturamento em torno de R$ 60 milhões/mês e a geração 400 empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos.

 

PROCESSO

 

A busca pela unidade da Eucatex em Canoinhas começou em novembro de 2007, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra (SDR), onde foi realizada uma reunião preliminar conjunta com as SDRs de Canoinhas e Joinville para tratar do assunto, por solicitação do então secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jean Kuhlmann. Verka participou da reunião. Em janeiro, o gerente de Desenvolvimento Econômico da SDR, Hilário Damaso da Silveira, apresentou um relatório a direção da Eucatex com todas as potencialidades do município. O fato de ter sido o primeiro município a apresentar tal projeto, chamou atenção da direção da Eucatex que respondeu, visitando a cidade ainda no mesmo mês.

Em fevereiro, Lages, principal concorrente de Canoinhas na disputa pela empresa, desistiu da concorrência. No mês passado, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) entrou na briga e reuniu-se com a direção da Eucatex, em São Paulo. Pouco depois Porto União entrou na disputa.

Ontem, a disputa terminou com a vitória canoinhense.

 

Anterior

Canoinhas criou apenas 437 empregos em quatro anos

Próximo

REFORMA TRIBUTÁRIA: ?Redução da carga será a longo prazo?

Deixe seu comentário